CIDADES INTELIGENTES OU SMART CITIES: O QUE SÃO? – ALDEBARAN URBANISMO

Notícia

     Cidade inteligente ou como é chamada em inglês – Smart City – é aquela cidade que une eficiência, conectividade e sustentabilidade. Apesar de parecer um termo moderno e voltado ao futuro, com avanço e a aplicação da inovação tecnológica, a cidade inteligente está mais próxima do que imaginamos.

      Essas cidades almejam proporcionar bem-estar e desenvolvimento sustentável aos seus moradores. Segundo estudo elaborado pelo IESE Business School (Universidade de Navarra, Espanha), existem nove indicadores de inteligência urbana, quais sejam:

  1. Capital Humano — estratégias educacionais e culturais;
  2. Coesão Social — desenvolvimento comunitário, promovendo a acessibilidade e o combate ao preconceito;
  3. Economia — incentivo à economia local, com estímulos ao empreendedorismo e à criação de planos industriais estratégicos;
  4. Governança — intervenção estatal na cidade, sob a análise da gestão de recursos, da transparência e da ética governamental;
  5. Meio Ambiente — desenvolvimento de forma sustentável preservando a natureza;
  6. Mobilidade — de forma eficiente e bem-planejada com o intuito de otimizar a qualidade de vida;
  7. Planejamento Urbano — conectividade e autossuficiência dos bairros com o planejamento de infraestrutura voltada às inovações tecnológicas e o desenvolvimento ambiental;
  8. Reconhecimento Internacional — infraestrutura para a promoção do reconhecimento internacional da cidade;
  9. Tecnologia — inovações e desenvolvimento tecnológico como soluções para sustentabilidade, segurança pública, desenvolvimento humano e muito mais.

      Nota-se que esse modelo de cidade caracteriza uma revolução sob a ótica do espaço urbano através do uso da alta tecnologia. Quando bem planejada, favorece toda a sociedade em diversos níveis, proporcionando qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

       A elaboração de projetos inteligentes interessa não só a população como também a gestão governamental. O uso da tecnologia de forma estratégica visando a melhoria urbana e criando soluções sustentáveis é algo visado e desejado.

       Uma boa gestão governamental coleta dados por meio de indicadores de tráfego, o que possibilita a melhoria dos sistemas de transportes públicos e a vida da população, criando uma mobilidade mais eficiente.

        Além disso, uma cidade inteligente também apresenta a iluminação pública por meio da automação e capaz de gerar um monitoramento eficaz diante das demandas, além de diminuir custos e preservar o meio ambiente.

        Outro exemplo do que pode ser executado em uma cidade inteligente são as práticas de desenvolvimento sustentável, com a utilização de materiais recicláveis e a coleta seletiva do lixo urbano.

        Como se pode verificar são inúmeros os benefícios alcançados com um projeto com essa magnitude. Baseando-se nos pilares de arquitetura, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inclusão social, as cidades inteligentes visam o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentável focando nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, tendo a tecnologia como alicerce.

 

Vamos conversar sobre o seu projeto? Estamos disponíveis no WhatsApp

Fale via WhatsApp
Imagem Mulher | Construção | Incorporação | Alberana Urbanismo
*/ ?>