Conhecidas como cidades sustentáveis, as cidades verdes são projetadas para preservar e respeitar o meio ambiente, sob uma preocupação básica voltada à qualidade de vida dos moradores e à qualidade dos serviços prestados.
O impacto ambiental gerado pelas atividades urbanas corriqueiras gera uma reflexão e uma necessidade de melhor aproveitamento do solo urbano, pondo um freio no crescimento desordenado e seus diversos problemas embutidos.
O projeto das cidades verdes visa um desenvolvimento sustentável por meio de uma forma inteligente do uso do solo, dos sistemas de transporte, das energias, das águas, dos resíduos, voltado à educação e as políticas públicas para conscientização em massa da sua importância nos dias atuais.
Desenvolver de forma sustentável é o pilar da cidade verde e simboliza o uso racional dos recursos naturais e um planejamento ordenado de uma cidade estruturada para respeitar a qualidade de vida sem desrespeitar questões ambientais.
Alguns traços das cidades verdes, que beneficiam seus moradores e toda uma coletividade, são:
E não para por aí, segundo a ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, 2022, 57% das pessoas buscam imóveis integrados com a natureza por proporcionar uma qualidade de vida imensurável.
A busca pelo bem-estar faz com que imóveis sustentáveis virem tendência, mudando a visão do mercado imobiliário e priorizando questões até então esquecidas pela maioria.
Além disso, a conscientização sobre a finitude dos recursos naturais e a preocupação com as futuras gerações, gera uma aversão à exploração ambiental desenfreada e irresponsável, ganhando espaço mercadológico aqueles projetos preocupados com a sustentabilidade e o uso inteligente do solo.